COMPETE 2020
Designação do projeto | Inovação Produtiva
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-033424
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | PT16D – Aveiro
Entidade beneficiária | Rodi-Sinks & Ideas, S.A.
Data de aprovação | 15-02-2018
Data de início | 19-01-2018
Data de conclusão | 18-01-2020
Custo total elegível | 6.366.409,96 Euros
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 3.183.204,98 Euros

Este projeto tem como principal objetivo o aumento da capacidade produção de rodas para e-bikes e fabricação de lava-louças através de novos processos de fabrico, aumentando a produtividade e assegurando a qualidade dos produtos. O investimento previsto no setor do ciclismo permitirá a produção de novos produtos para o mercado das e-bikes, direcionados principalmente para o mercado europeu. No que respeita ao setor dos lava-louças, a implementação do novo processo permitirá à empresa a produção de novos modelos de lava-louças. A RODI prevê a implementação de um sistema de otimização dos processos produtivos e logísticos e o desenvolvimento de novas ferramentas de apoio aos clientes, bem como a instalação de um sistema de autoconsumo fotovoltaico para racionalizar os consumos de energia, investimento que espelha a cultura da empresa, com foco na responsabilidade social e na sustentabilidade. Com este projeto, a RODI tem como objetivo o aumento do seu volume de negócio, da sua taxa de exportação, assim como a criação líquida de postos de trabalho e o aumento da taxa de emprego altamente qualificado.
Código do projeto | 27/SI/2018 – POCI-02-0752-FEDER-042203
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | PT16D: Centro – Região de Aveiro
Entidade beneficiária | Rodi-Sinks & Ideas, S.A.
Data de início | 08-11-2018
Data de conclusão | 07-11-2022
Custo total elegível | 1.000.005,00 Euros
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 325.388,42 Euros

A RODI tem como objetivos estratégicos para os próximos anos estabelecer a criação de uma maior capacidade industrial, para introdução de novos produtos para a conquista e/ou consolidação de novos mercados, uma nova política de comunicação que confira à empresa maior notoriedade, a implementação de uma estratégia digital, a transformação produtiva apoiada pelas novas tecnologias e a criação líquida de três postos de trabalho. Pretende-se atingir uma exportação média de 81%. Com este projeto a RODI irá investir em ações que lhe permitam colocar os produtos no mercado, promovendo-os, bem como à marca, seja por via da participação em feiras, catálogos, filmes, presença na web e, também, a realização de viagens de prospeção aos mercados alvo. Também se pretende apostar em ferramentas de marketing e promoção. Com a implementação das presentes ações, prevê-se que a empresa conseguirá um trajetória de crescimento ao nível das exportações e, assim, contribua para o aumento da taxa de emprego altamente qualificado na região de Aveiro.
No ano de pré projeto a RODI tinha um volume de negócios internacional de cerca de 23,7 milhões de euros. No pós projeto estimamos atingir os 26 milhões de euros em termos internacionais, havendo uma aposta em novos mercados como Egipto, Senegal, Ucrânia e Vietname no setor doméstico. No setor ciclismo os novos mercados a abordar são a Costa Rica, Eslovénia, Israel, Equador e México.
FICHA DE PROJETO
Nome da Agenda | AM2R – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas
Líder do Consórcio | POLISPORT PLÁSTICOS
Descrição da Agenda | A Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas visa operacionalizar a intervenção em áreas prioritárias na cadeia de valor que permitirão transformar o perfil produtivo nacional e desenvolver um novo alinhamento de especialização no setor que permita alavancar o seu posicionamento competitivo no mercado internacional, com enfoque na independência face ao mercado asiático, através do desenvolvimento e endogeneização de conhecimento avançado em torno de novos produtos, processos e serviços, aumentando e diferenciando a produtividade nacional e potenciando a difusão de conhecimento tecnológico assente na sustentabilidade e digitalização.
Assim, é objetivo principal da Agenda consolidar e expandir a ligação entre o tecido empresarial e o sistema cientifico tecnológico com o intuito de aumentar a competividade e resiliência do setor com base em investigação e desenvolvimento tecnológico, inovação e diversificação da estrutura produtiva de produtos e serviços.
Data de Início | 01-10-2021
Data de Conclusão | 31-12-2025
Investimento Agenda | 213 739 775, 68€
Objetivos, Atividades e Resultados esperados/atingidos | A Agenda pretende introduzir inovações de produto/processo na indústria das duas rodas, prevendo obter as novas soluções através do investimento em I&D e imediatamente promover a sua valorização económica por via da industrialização. Assim, ao passo que os projetos de I&D visam fomentar a transferência de conhecimento entre ENESII e empresas, criando ambientes criativos e reunindo massa crítica adequada ao desenvolvimento de soluções disruptivas, os projetos de investimento produtivo vêm capacitar os tomadores de tecnologia para a sua produção/implementação.
Os projetos de I&D da Agenda partem, assim, de um TRL elevado, compreendendo atividades de investigação industrial e, desenvolvimento experimental, vocacionadas para elevar a maturidade tecnológica das várias soluções. Os novos produtos, processos e serviços a alcançar apresentam um elevado perfil transacionável, contribuindo para aumentar significativamente as exportações do setor e para reduzir as importações, em particular do mercado asiático.
A Agenda está, também, suportada num plano de valorização e promoção de resultados que engloba, além da introdução no mercado de 55 produtos, processos e serviços, 116 publicações técnico-cientificas e 193 ações de disseminação tecnológica/promoção técnico-cientifica. Já os PPS reúnem perspetivas de valorização económica elevadas, em virtude do forte potencial de exportação e do assinalável grau de escalabilidade, tanto no setor
das duas rodas como a outras indústrias.
Ainda de salientar o potencial de internacionalização, que proporcionará a obtenção de um retorno e um efeito multiplicador do investimento realizado, prevendo uma taxa de exportações média das empresas do consórcio de 73% em 2027 (sem considerar o efeito de exportações indiretas).
Os consorciados esperam alcançar em 2027 um volume de negócios de Euro 336 milhões em função, exclusivamente, dos produtos da agenda, o que evidencia um importante efeito multiplicador face ao montante a investir (Euro257 milhões). Em 2027 as soluções da Agenda estarão ainda em fase de ramp-up, esperando-se um crescimento significativo deste volume de negócios nos anos subsequentes.
Entidade Beneficiária | RODI-Industries, S.A.
Investimento | 17 465 444,16€